Skip to content

Impossível

16/09/2009

O Sr. Impossível Philippe Starck criou uma cadeira que não poderia ter outro nome: Mr. Impossible. Segundo o designer francês, ela desafiou a produção vigente, pois simplesmente “não poderia ter sido feita”.

cadeira_do_philippe_stark

O desafio? A solda. Cadeiras de policarbonato são normalmente feitas a partir de um único molde, mas o design da Mr. Impossible precisou de dois: um para as pernas, uma para o banco. A junção destas duas peças, utilizando os métodos existentes até então, resultaria em uma costura aparente, sem graça.

kartell_001

Mas… os engenheiros da fábrica de móveis italiana Kartell forjaram uma nova técnica. A solução foi um laser muito grande, formulado especialmente para ser usado em policarbonato. Os enormes braços mecânicos unem as duas formas com uma costura invisível, criando a ilusão que Starck havia imaginado: sim, a cadeira parece levitar.

mr_impossible_black

A wired perguntou a Philippe Starck qual foi a sua inspiração para criar a Mr. Impossible. Confira a resposta do designer:

A velocidade da evolução e a desmaterialização da produção em nossa civilização. Veja o computador: primeiro era do tamanho de uma sala; depois, do tamanho de uma pasta; agora cabe em um cartão de crédito. Não posso desmaterializar completamente uma cadeira, porque precisamos continuar nos sentando nela. Mas posso fazê-la invisível. Por isso fiz a Mr. Impossible assim, invisível e “desmaterializada”: ela é basicamente feita de ar.

Anúncios
One Comment leave one →

Trackbacks

  1. Suite do Casal «

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: