Skip to content

Art Toy sweet Art Toy

20/03/2010
tags:

O MOVIMENTO nasceu no Japão, virou febre em vários países e agora está ganhando o Brasil. Conhecido como Art Toys, Designer Toys ou Urban Vinyl, são brinquedos feitos de plástico, vinyl ou pano, projetados por artistas plásticos, ilustradores, quadrinistas, grafiteiros ou designers de moda.

TUDO COMEÇOU quando grifes de streetwear japonesas como Bounty Hunter e A Bathing Ape começaram a fabricar bonecos originais como material promocional. Ao mesmo tempo colecionadores começaram a organizar convenções. Michael Lau e Eric So, artistas plásticos de Hong Kong, começaram a criar seus toys baseados nas suas HQ, para apresentar nessas convenções.

Trio criado pelo artista Michael Lau.

LOGO, LOJAS como como Toy2R, Flying Cat e Red Magic se transformaram em fabricantes de Art Toys e vendedores por atacado. Daí a coisa pegou mesmo, com as pequenas esculturas divertidas sendo expostas em galerias de arte e lojas desoladas em todas as grandes cidades do mundo.

ARTISTAS CONSAGRADOS vindos do grafitti foram os primeiros a brilhar na criação / customização / inspiração de Toy Arts. Kenny Scharf, Basquiat e Harring são exemplos. Assim como os artistas plásticos Takashi Murakami, Kenny Scharf, Yoshitomo Nara e Alex Katz; o cartunista R. Crumb, o escritor Kurt Vonnegut, os estilistas Karl Lagerfeld, Marc Jacobs, Miuccia Prada, Alexander MacQueen; e o ilustrador, cartunista e cineasta de animação Gary Baseman.

Takashi Murakami, para Louis Vuitton.

Karl Lagerfeld, inspiração fashion.

UM ART TOY pode ser totalmente projetado por um artista, ou pode ser um boneco “em branco”, a ser customizado, como as diversas séries de Munnys, Dunnys, Ci boys, Be@rbricks e Kubricks. Estamos dando um destaque visual aos Munnys aqui, pois é a linha principal que trabalharemos na Ouvidor.

Munny em branco, tela para criar.

Munny by Takashi Murakami.

Munny by Michael Sieben.

Neste blog encontrei as variações mais malucas e criativas dos Munnys, assim como os novos modelos do munny “em branco”. A gente vai ficar ligado nessas deliciosas brincadeiras de design e arte; mais do que isto, vamos entrar nessa brincadeira, muito em breve. Mais adiante falaremos sobre isto.

Anúncios
No comments yet

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: