Skip to content

Doïz dedos de prosa

08/02/2011

Banco Cê Senta

“Sessenta” aí, vai. Para ler com mais conforto. Hoje vou compartilhar com você um bate-papo rápido que tive (através de troca de emails e mensagens no Facebook) com Zanini de Zanine, da Doïz Design.

(Foto: Gustavo Bittencourt)

Zanini de Zanine é um jovem designer brasileiro muito festejado por suas peças criativas que demonstram maturidade profissional e preocupação com a sustentabilidade. Mesmo tendo inegável (e hereditário) amor à madeira, aprendido com mestres de indiscutível reconhecimento, o designer faz opções muito interessantes na hora de escolher sua matéria-prima. Um exemplo é o uso do metacrilato, um material altamente maleável e 100% reciclável em sua composição. E a reutilização de peças descartadas, de materiais surpreendentes, atraindo a atenção do público especializado pela criatividade e ousadia.

Sua poltrona Skate foi classificada, recentemente, como um dos 100 Objetos de Desejo da Revista Isto É Platinum de dezembro de 2010, editorial segmentado para o mercado de luxo. Veja só, Zanini de Zanine transformou o skate (sim, isto mesmo, a nada glamourosa pranchinha sobre rodas) em objeto de desejo de alto luxo. Poucos conseguiriam, pode apostar.

Poltrona Skate

Zanini de Zanine é filho de peixe. E de peixe grande: em outras palavras, seu pai é José Zanine Caldas, arquiteto, escultor e moveleiro respeitadíssimo em todo Brasil. Mas Zanini de Zanine é também dessas aves raras, com ilimitadas possibilidades de voos – grandes voos, sem fronteiras – e que ainda assim mostram-se acessíveis e simpáticos a todos ao seu redor.

Foi uma grande alegria fazer esta pequena entrevista (exclusiva para o Ouvidoria) com o designer; alegria esta complementada agora pelo prazer de compartilhá-la com você. Então, vamos aos dois dedos de prosa?

OUVIDORIA – Do jovem designer, revelação do design contemporâneo brasileiro, queremos saber: você se diverte enquanto está criando ou é do tipo do criador que sofre?

ZANINI – Sem dúvida nenhuma, é diversão… Tem uma frase bacana que diz algo como “temos que fazer o que gostamos, se não acabamos trabalhando”. Não sei de quem é, mas me identifico muito. Pra não dizer que não tem sofrimento… só na hora de encontrar um bom fornecedor!

OUVIDORIA – Tendo em vista a diversidade de material que você utiliza, a pergunta que não quer calar é: você parte do material para a forma ou parte da forma para o material?

ZANINI – Dos dois sentidos, depente do projeto! Mas diria que é 50% 50%.

OUVIDORIA – Todos devem perguntar isso, mas é impossível evitar, pela importância inequívoca da figura: de que forma se deu a influência do seu pai (José Zanine Caldas) em sua formação profissional?

ZANINI – Após ter convivido 20 anos com meu pai, já conhecendo a rotina de alguém desta profissão e outros detalhes que esta área proporciona… no final das contas fui influenciado pela curiosidade, pela busca, pela vontade de fazer cada vez melhor… Tudo que absorvi crescendo ao lado dele.

OUVIDORIA – Sobre o período que você fez estágio com Sérgio Rodrigues, deve ter sido muito legal, pleno de aprendizado. Quais seriam suas melhores lembranças ou ensinamentos?

ZANINI – Na verdade, além de uma segunda faculdade ganhei um amigo! Foi ainda mais proveitoso descobrir que não se tratava apenas de um grandíssimo profissional, mas também de um grandíssimo ser humano. Ter a oportunidade de participar da rotina de Sérgio Rodrigues pelo período de 1 ano me certificou que era mesmo esta profissão que eu queria seguir. O grande ensinamento que levei foi ser sincero comigo mesmo, com meu trabalho, com o que acredito, sabendo transmitir minha própria personalidade e sensibilidade através do que faço.

OUVIDORIA – Quais são as novidades e os planos para a sua marca Doïz Design?

ZANINI – Estamos lançando a segunda linha da Doïz (com 12 pecas novas). Em um ano atingimos 12 estados, nas melhores lojas de cada um deles. (No Ceará, a Doïz está em Fortaleza, na Loja Ouvidor). Recebemos o primeiro Lugar do Museu da Casa Brasileira em 2010 e outros 3 prêmios como IDEA BRASIL, Salão Movelsul e Mercosul com pecas da linha Doïz. São resultados rápidos para uma marca nova de mobiliário Brasileiro conceitual.

OUVIDORIA – Por que o nome Doïz?

ZANINI – Vem do meu nome… Zanini de Zanine = 2 Zs = Doïz

OUVIDORIA – Você reutiliza objetos, criando algo novo a partir do que seria descartado. Acho isso absolutamente genial, tem tudo a ver com o momento que vivemos. Esta não é uma pergunta, é um convite. Você gostaria de falar um pouco sobre isto, sustentabilidade, reciclagem, reutilização?

ZANINI – Isso não é moda ou tendência, é obrigação! Devemos tomar conta de nosso lar, o estrago já esta feito e bem à vista de todos. É papel do designer levar este tema em conta. Cresci vendo meu pai reutilizando janelas, portas, escadas de demolição e aplicando em casas; revirando raízes oriundas de desmatamento e transformando em móveis. Ele como vanguardista já pensava nisso desde a década de 50.

Valeu, Zanini!

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. 14/02/2011 23:20

    Gostei quando ele fala que reciclagem e sustentabilidade é obrigação, e não moda. Todo artista poderia pensar assim, todo mundo, aliás.
    Essa cadeira Skate…que ideia genial! Daquelas que a gente olha e pensa “por que não pensei nisso antes?”, ideia assim são sempre as melhores.

    Adorei!

    • Clarisse Ilgenfritz permalink*
      15/02/2011 16:41

      jacque, e o mais maluco dessa cadeira é o extremo conforto! incrivel, olhando assim a gente nao acredita, mas é uma delícia de sentar. tri confortável! (se vc duvida, dá um pulinho na loja Ouvidor e faz um test drive, hehehe)

Trackbacks

  1. Tweets that mention Doïz dedos de prosa « -- Topsy.com
  2. Design com asas « Ouvidoria

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: