Skip to content

DESIGN DAY, o evento

23/03/2011

O Design Day, evento promovido pela Loja Ouvidor que reuniu arquitetos e designers no dia 15 de março, deixou um saldo bastante positivo. E deixou também uma certeza: precisamos muito desses momentos de encontro, onde a gente possa ouvir, falar, conversar.

Os convidados que vieram para expor suas ideias, seu trabalho e pontos de vista agradaram em cheio. Destaque para Guilherme Torres, que falou durante uma hora, apresentou imagens de seu trabalho, com muito bom humor e uma verve simples e direta, cativando a todos da plateia. Em seguida, Francisco Calio falou rapidamente, mostrou alguns projetos, em uma apresentação bem mais rápida, pois ele estava meio adoentado – mas mesmo assim não deixou de prestigiar o evento.

Após as palestras, chegou o momento do debate. Um bate-papo. Juntaram-se então, ao Guilherme Torres e ao Francisco Calio, o designer Zanini de Zanine e a atriz Vera Holtz. Por que Vera Holtz? Por que trazer uma “atriz global” para um evento de arquitetura e design? No trecho inicial deste vídeo, gravado no iníncio do bate-papo, Guilherme Torres explica bem. O fato é que Vera, sendo uma apreciadora e colecionadora de arte e design, veio para conferir uma visão “de fora” ao evento, uma visão de quem aprecia, de quem consome. Sem dúvida, com sua bagagem cultural e grande sensibilidade, somou pontos valiosíssimos ao encontro.

Pouquíssimos convidados ao evento faltaram, e os que vieram ficaram muito à vontade para colocar suas ideias.

Quando se falou sobre o “cliente daqui” em relação ao “cliente de lá”, alguns arquitetos da plateia mencionaram, em meio a suas colocações, falta de condições financeiras, “falta de cultura”… O tema gerou um certo ar de  constrangimento. A jovem arquiteta Brenda Rolim, em seu blog pessoal, fez um desabafo para lá de coerente sobre este momento do bate-papo. Vale a visita, não deixe de ler este e outros artigos dela.

Por instantes o clima até beirou a polêmica. E foi muito bom apesar disso – aliás, creio que foi muito bom justamente por causa disso. É sempre ótimo quando um encontro deste nível mostra-se provocativo, incitando as pessoas a botarem para fora os assuntos com que realmente estão precisando lidar. E ouvir como os caras que são tidos como os grandes arquitetos do momento brasileiro, lá da Babel São Paulo, lidam com algumas questões da profissão, das mais espinhosas às mais corriqueiras. O fato é que o encontro mexeu, sacodiu, instigou. E este foi um dos propósitos do Design Day.

Mas, enfim… O que ficou claro é que, no final das contas, no cenário do design de interiores cearense, não falta nem dinheiro nem cultura. O que talvez esteja faltando seja ousadia, fundamentação, motivação… Ou, como afirmou Vera Holtz, mais humor nos projetos. O que talvez esteja faltando sejam mesmo mais oportunidades como esta, de troca de informações e de pontos de vista!

Assim, registro aqui o meu desejo de que este evento se firme no calendário da cidade. Imagine que bacana, todo ano, o Design Day, da Loja Ouvidor, trazendo algumas figuras de destaque do cenário brasileiro para sucitar debates, motivar, instigar… Foi isso. Colocamos São Paulo e Fortaleza juntos. Colocamos o experiente e o jovem juntos. E ficamos ali, apreciando o que o caldo resultante deste caldeirão de expectativas poderia nos trazer.

Veio muita, muita coisa boa. O evento foi, sem dúvida, um sucesso.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Brenda permalink
    27/03/2011 18:35

    sou seguidora do blog e principalmente da ouvidor… =)
    obrigada pela citação querida!

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: