Skip to content

menooos + melhooor = moooi

10/05/2011

Nas palavras do designer alemão Dieter Rams, o bom design deve conter tão pouco design quanto for possível, seguindo a máxima “weniger, besser aber”, ou seja, “menos, mas melhor”. Precisa ser inovador, esteticamente atraente, útil, fácil de se entender, durável e produzido com atenção em seus mínimos detalhes. Mas, o mais importante, o bom design deve ser comprometido com o meio ambiente.

Destaques nesta última Semana de Design de Milão, que continua sendo o maior encontro mundial do setor, as peças da Moooi seguem estas premissas, acrescentando, aqui e ali, toques de bom humor – como na cadeira-cabide Extension Chair, de Sjoerd Vroonland – e de insuspeitada sofisticação, caso da luminária Random Light Led de coluna, de Bertjan Pot.

A leveza destas peças faz parecer que desenhar móveis seja diferente do importante ofício industrial que sem dúvida é, e torna-se – mais do que tudo – uma grande brincadeira, ou o mais puro exercício da forma.

Muito além da função imediata, uma soma de funções, ou a função de encantar. Uma peça muitas vezes tem a importante tarefa de, simplesmente, emocionar. E por que não? Assim, o design de móveis flerta com a escultura, namora com a moda… e segue caminhando de mãos dadas com o universo dos sonhos.

Sempre supreendendo com suas peças divertidas e de vanguarda, a holandesa Moooi trabalha sob a direção artística do famoso designer Marcel Wanders. E é representada, em Fortaleza, pela Loja Ouvidor.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 10/05/2011 21:46

    Tanta coisa inteligente, né? Acho o máximo.
    As cadeiras juntas, parece uma vegetação seca. Adorei.

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: