Skip to content

Spun, a viagem

09/08/2011

A cada novo post que escrevo aqui para o Ouvidoria eu mergulho em um universo superbacana, e me delicio na hora de pesquisar, buscar referências. Afinal são assuntos interessantíssimos, cheios de surpresas. Eu acho ótimo!

Minha última viagem está sendo esta: passear pelo trabalho desse cara chamado Thomas Heatherwick, um inglês de grande sensibilidade e vontade de viajar “por mares nunca dantes navegados” por designers e arquitetos de todo o mundo.

Não vai dar pra falar aqui no Ouvidoria de tudo o que esse designer criou. É muita coisa, de tudo quanto é tipo, ia ser um post muito grande! Mas nesse video podemos ver o próprio Thomas falando de seu trabalho, em especial a Catedral de Sementes, uma celebração da colheita e da luz.

Talvez a mais forte característica de Thomas seja unir intensamente o urbanismo e a arte da escultura aos seus trabalhos de arquitetura e design, utilizando-se da engenharia e da pesquisa de materiais para dar aos seus projetos uma sensação mágica, sensorial, transformadora. Ele busca o sentimento no objeto, independente de sua escala.

A Ponte Rolante, no centro de Londres, é um exemplo delicioso. A cadeira Spun, essa da foto que abre o post, que mais parece um vaso, ou um pião, ou uma escultura, é outro. Acho que mais delicioso ainda, porque ela, paradinha, é uma cadeira extremamente confortável! O lance é que poucos querem ficar parados na Spun Chair. Porque é muito legal rodopiar feito um pião, confortavelmente sentado, e ainda por cima em uma peça premiada. Hahaha!

A Spun Chair é produzida pela italiana Magis, em polietileno, em um molde rotativo. Esta peça interessantíssima – e premiadíssima – veio para dar uma reviravolta nos conceitos vigentes de mobiliário: uma cadeira com funcionalidade e conforto, fabricada em um processo inovador, muito eficiente e de relativo baixo custo. O material é aquecido, derrete e vai aderindo à parede do molde de alumínio, que gira 360 graus e forma uma parede de espessura uniforme. Na foto abaixo dá pra ver mais ou menos como ela é feita.

Então! A Spun é isso: divertida, linda, lúdica, uma ótima opção para qualquer tipo de ambiente, inclusive – e principalmente, a meu ver – os externos, tanto pelo material extremamente resistente quanto pela própria natureza “brincante”, tudo a ver com uma varanda ou um jardim.

Bem, muito melhor do que ficar aqui falando e falando sobre a Spun Chair  é vê-la “em ação”. Vamos lá?

Curtiu? Deixe aqui o seu comentário.

Em nosso canal no Youtube tem outros vídeos, passe por lá! E depois, se você se empolgar nessa “viagem” lúdica de Thomas Heatherwick, aproveite e dê um pulinho na Loja Ouvidor para fazer um “test-drive” na Spun Chair. 😉

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. cristina santos permalink
    10/08/2011 14:31

    Clarisse,

    Realmente as suas pesquisas são fantásticas. Queremos mais, mais e mais….

    Cristina Santos
    Arquiteta

    • Clarisse Ilgenfritz permalink*
      10/08/2011 14:40

      Poxa, muito obrigada, Cristina. Apareça sempre!!!

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: