Skip to content

Aquela tal… simplicidade

05/09/2011


Adoro design. Amo design gráfico, design de produtos e design de interiores. E o estilo de design que mais me toca geralmente é aquele bem carregado, só que ao contrário, hahaha! Ou seja, curto o design “limpinho”, aquele bem cheio de… simplicidade.

Daí que recebo de um amigo querido, o designer Chico Neto, um material superinteressante da Getty Image (um banco de imagens – fotos e vídeos – muito utilizado em editoriais e publicidade) justamente sobre… simplicidade.

O material faz uma análise sobre as tendências de buscas de imagens de uns tempos para cá, justamente pós crise, pós bolha econômica, pós susto. E revela uma busca por estilos, conceitos e estéticas que têm em comum o fato de fazerem referência inequivocamente à… simplicidade.

Lógico que eu não poderia deixar de compartilhar o que recebi tão generosamente! Poxa, é tão bacana… Claro que não fiz o famoso CtrlC + CrtlV, não consigo fazer isso. Editei, enxuguei, peguei os trechos mais marcantes, burilei aqui e ali. Digamos que optei pela… simplicidade.

Então, lá vai: a partir daqui não sou mais apenas eu, é a Getty Image Latin America quem fala.

10 COISAS SIMPLES SOBRE A SIMPLICIDADE:

1. A SIMPLICIDADE É UMA LISTA DE DEZ INGREDIENTES

A simplicidade não é somente uma volta ao básico, porque não é possível voltar atrás com os iPods, as TVs LCD ou as conexões de Internet de banda larga. A crise fez com que as pessoas reavaliassem suas vidas e suas expectativas sobre o que significa o sucesso. Agora as pessoas se voltam para uma ideia e uma imagem de simplicidade.

2. A SIMPLICIDADE É UM VALOR

A simplicidade não é somente um look ou um estilo de design, nem somente um estilo de vida. É um valor. É fazer a coisa certa, se comprometer, falar claramente, dar a palavra e cumprir. É conhecer o verdadeiro sentido da palavra riqueza. Este é o teor do comercial da Chivas Regal, no qual a simples imagem de um homem caminhando contra a corrente de homens caminhando abre para diversas cenas que dão o recado: é hora de repensar os valores.

3. A SIMPLICIDADE É DESORDEM

Parece lógico pensar que a simplicidade só pode ser representada através de uma imagem de minimalismo – mas a simplicidade como desordem e confusão nos fala de alguém que tem seus valores em ordem. O importante não é que sua casa esteja perfeitamente organizada, mas sim que seus filhos, amigos e família estejam bem. A American Express, na campanha “My life, my card” usou cenas “sujinhas”, tipo documentário, de pessoas de sucesso flagradas “na bagunça” da vida real.

4. SIMPLICIDADE É TRADIÇÃO

Simplicidade é um valor firmemente assentado no tempo. Tem a ver com nostalgia, infância, família, comidas, lugares e atividades de outrora, de tradição. Como na imagem de Francis Ford Coppola e Sofia Coppola na campanha “Valores fundamentais”, da Louis Vuitton, que transmite a sabedoria e o conhecimento que passam de geração em geração.

5. A SIMPLICIDADE É ARTESANATO

A ideia da Simplicidade está associada à ideia de tradição, artesanato e objetos elaborados manualmente. O artesanato e o “fazer com suas próprias mãos” nos conectam com o passado. Fazer bolos, artesanatos, cultivar uma horta, fazer a própria roupa, tricotar – são gestos simples que colaboram para o bem-estar emocional.

6. A SIMPLICIDADE É NATUREZA

Cenas da natureza sempre foram uma representação visual da simplicidade. Uma das imagens mais vendidas da Getty Images é a de uma semente de dente de leão flutuando no vento. A semente é o balão de pensamento da própria natureza, um sonho de futuro e de pureza, usado para representar a ideia de serenidade em anúncios de todos os tipos.

7. A SIMPLICIDADE É SENSORIAL

Seria um erro confundir a ideia da simplicidade com a austeridade, a sobriedade e o ascetismo. A simplicidade tem a ver com o prazer, já que todas as tendências nos levam a prestar mais atenção em nossos sentidos. Para se comunicar com seus clientes, a rede Westin Hotels substituiu as imagens de TVs panorâmicas por plano aproximado de folhas umedecidas por gotas de chuva, com a frase: “Chá branco. O novo e relaxante aroma da Westin”.

8. A SIMPLICIDADE É PRETA E BRANCA

A linguagem visual convencional no design de revistas e publicidade é o espaço em branco. Os designers falam em dar ar à imagem ou ao texto para que respirem.  As imagens não utilizam fundo para que as pessoas possam se concentrar no que é importante. É simplicidade, e é um presente para nós que queremos nos concentrar e esquecer o ruído associado ao estilo de vida atual.

9. SIMPLICIDADE É ICÔNICA

A palavra “ícone” já foi tão explorada que perdemos a noção do que as coisas autenticamente icônicas podem fazer por uma imagem. Uma celebridade, um monumento, uma paisagem, uma experiência ou mesmo somente um objeto transformam-se em ícones quando encarnam conceitos claros, enraizados em nosso imaginário. São imagens que personificam valores, e – seguindo a própria origem da palavra –  implicam em ter uma certa fé. O que traz familiaridade e conforto a quem a vê.

10. A SIMPLICIDADE É ATREVIDA

John Maeda, autor do famoso livro As Leis da Simplicidade, fez uma lista com dez leis. A décima delas resume as nove primeiras: “A simplicidade consiste em eliminar o que é óbvio e adicionar o que é significativo”. Há margem para as imagens atrevidas e com significado que atraem a imaginação. O óbvio é deixar-se levar pelo medo e ilustrar o que os consumidores já sabem. A simplicidade jamais é óbvia.

E para você? O que é a simplicidade, para você? Compartilhe aqui!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 07/09/2011 10:15

    Olá Cla,

    Fiquei grato com a citação e felicíssimo, enquanto leitor, em ver o texto e a idéia crescer com seu burilar. Ler sua visão de simplicidade foi, simplesmente, maravilhoso.

    Beijos,

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: