Skip to content

Descoberta de Colombo

16/11/2011

Eu nunca havia ouvido falar em Joe Colombo. Uma falha talvez imperdoável para quem cuida de um blog de design e arquitetura. Mas poxa, sou apenas um ser humano, cheia de falhas. Pior ainda, sou uma publicitária! Hahaha…

E como tudo na vida a gente pode pensar e compensar, agora eu conheci e me apaixonei pela figura do Joe Cesare Colombo; pelo designer, pelo visionário. Me apaixonei assim, aquarianamente falando. Porque o cara só pensava à frente, sabe? O dia-a-dia dele era o amanhã. E sabe do que mais? Tenho quase certeza de que a esta altura já estou perdoada.

Joe Colombo era artista plástico por origem: participava do Movimento Nucleare, grupo de arte de vanguarda de Milão. Depois participou dos históricos manifestos do Art Concrete Group… E, finalmente em 1958, devido a uma série de fatores pessoais, artísticos e familiares, largou a pintura para se dedicar integralmente ao design. Aí rompeu paradigmas, anteviu formas, flertou com o improvável e se transformou em um grande mestre – senão o maior – do design italiano.

O milanês, de vida breve e profícua, foi considerado um revolucionário. Futuro era o arroz-com-feijão deste cara que, em seu aniversário de 41 anos, teve um ataque cardíaco e morreu – deixando de viver “de verdade” o futuro “de verdade”.

Entre tantas peças incríveis, destaca-se esta Elda Chair, onde ele aparece sentado na primeira foto. Veja que legal o esboço do artista para esta peça.

Destaque também para as peças modulares de rolo, as moderníssimas Universale Chair, os ambientes futuristas, nossa, é muita coisa. Neste artigo tem muitas peças dele, e aqui, no site do Design Museum tem mais ainda, além da história da vida do cara.

Mas eu queria me ater aqui a uma peça em específico: a Cadeira n. 4801, que foi projetada em 1964, feita com três elementos de madeira compensada encaixados, e tornou-se um símbolo autêntico do design nos anos sessenta. Sua fluidez antecipava as cadeiras de plástico que o designer criaria nos anos seguintes, como a Universale n. 4860 ou as flexíveis Tube Chair e Multi Chair.

Adoro os detalhes dos encaixes.

Exposta nos museus mais importantes do mundo, como o MOMA em Nova York, o 
Victoria & Albert em Londres e no Centre Pompidou em Paris, a Cadeira n. 4801 também é famosa 
por ser a única peça produzida pela Kartell inteiramente em madeira – material “incomum” para uma marca que nasceu com o diferencial de criar peças em 
plástico. Explicação? A 4801 fazia a madeira se contorcer como plástico, na boa…

Pois pronto. A Kartell está relançando o produto, agora em polipropileno, reproduzindo em su
as mesmas proporções as curvas sinuosas que tanto impressionam desde os sixtie’s.
 Resultado: a icônica Cadeira n. 4801 está disponível, para quem ama arte e design, em série exclusiva e numerada, nas cores cristal, preto e branco.

Bem, como você deve ter percebido, eu adorei descobrir Joe Colombo. E, se por acaso você quiser explorar todo o charme 60’s da Cadeira n. 4801, dê um toque, deixe aí o seu recado. Ela está bem ali, na Loja Ouvidor, prontinha para ser descoberta.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. 17/11/2011 00:30

    Clarisse,

    Dá uma olhadinha nas luminárias dele. São sensacionais! Esse “portable storage system” dele é o avô daquele gaveteiro do Konstantin Grcic que tem ai na Ouvidor.

    Ser gostou dos projetos de interiores dele, dá uma pesquisada no trabalho do Gaetano Pesce, que você com certeza vai gostar também.

    • Clarisse Ilgenfritz permalink*
      17/11/2011 07:48

      Massa, Rafael. Vou já agendar um post sobre as luminárias de Joe Colombo e outro sobre Gaetano Pesce. É impressionante, né? Você “cutuca” um negócio e descobre mil outros negócios bacanas! Amo muito tudo isso! Beijos, valeu!

      • 17/11/2011 13:47

        Com certeza….Trabalhar com design é ter referência. É uma bola de neve da qual a gente não consegue escapar….nem quer!

  2. janayna permalink
    02/10/2014 10:52

    bom dia, gostaria de saber qual a espessura da chapa utilizada. obrigada.

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: