Skip to content

Ícone design

16/01/2012

A palavra ícone vem universo religioso: define, basicamente, imagens de santos da igreja ocidental. Por extensão aplica-se a imagens simbólicas das mais variadas procedências, sendo largamente utilizada no moderno mundo da informática.

Existem muitos símbolos e objetos que – seja pela força, clareza ou atemporalidade – podem ser classificados, sem receio, como “ícones”, certo? Por mim, certíssimo. E é desta forma que, a meu ver, a Kartell apropriou-se tranquilamente da palavra ícone, associando-a a seus produtos. Que são, sem dúvida, ícones do design.

Assumidamente icônica. É assim que a marca se apresenta neste início de 2012, para fãs, consumidores e representantes, em todo o mundo. E nem podia ser diferente. Quem a conhece um pouco mais de perto sabe do que estou falando, porque já deve ter percebido a sua obsessão quase – digamos assim – “religiosa” pela pureza do desenho e pela – digamos assim novamente – “transcendência” dos materiais e processos.

Os valores da identidade da marca sustentam-se sobre o seguinte tripé – ou divina trindade, só para seguir o cântico metafórico que comecei: (1) produção industrial de materiais plásticos; (2) design, design, design; (3) inovação tecnológica.

Uma notícia vem comprovar a força deste mix (entre história, presente e futuro) que a Kartell tanto preza, reforçando os três pontos que falei ali em cima. É referente à cadeira Masters, de Philippe Starck: foram mais de 100 mil peças vendidas, em todo o mundo, em apenas 6 meses. Um feito e tanto, mesmo para uma marca que tem tantos seguidores fiéis.

Pois é. Sobre a Kartell geralmente eu tenho a desfiar uma verdadeira ladainha de novidades: novas formas, novos materiais, novas linhas de produção, renovação de produtos, novos mercados, novas formas de relacionamento com o público… sempre dentro do seu radiante espírito 100% made in Italy.

Eis que a Kartell consagra-se, no glorioso ano de 2012, como ícone do design. Que assim seja, amém.

Anúncios
No comments yet

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: