Skip to content

Luzes da cidade

12/09/2012

O post de hoje é sobre Light Design e iluminação pública. Fica até meio chato falar isso daqui, onde a iluminação pública mal faz o mínimo que tem que fazer, que é iluminar… enfim. Vamos lá, vamos ao primeiro mundo e suas maravilhosas soluções urbanas e estéticas!

Existe uma premiação anual da Associação Internacional de Lighting Designers (Iald), que tem por objetivo valorizar a inovação tecnológica, o design e a qualidade de vida das pessoas.

Este ano, mais de 200 projetos participaram, de mais de 7 países, em áreas como requalificação urbana, memoriais, showrooms e fachadas de edifícios. O projeto vencedor da categoria espaços públicos, com o prêmio máximo (Prêmio Radiance de Excelência em Design de Iluminação) foi este da foto, o Broken Light, de Roterdã, Holanda.

A proposta da equipe do estúdio Daglicht & Vorm foi usar a luz como forma de arte, remetendo o bairro Katendrecht ao seu passado – área de porto, zona de boemia – frequentado por marinheiros e prostitutas. O local manteve estas características até o início dos anos 80, quando deixou de lado as atividades portuárias e passou a ser residencial. Mas havia uma necessidade de revitalização, e foi o que o projeto Broken Light fez.

E como fez. O pessoal “quebrou” tudo! Os postes altos de iluminação refletem no piso desenhos inspirados em pássaros e flores, criando um ambiente surpreendente. A intervenção luminosa chega também até as fachadas dos edifícios, em um impressionante efeito que imita persianas, com intensidade da luz variável. Veja no filme, que bacana.

Impressionante, não? Bom, eu me impressionei.
(Em tempo: a lâmpada do poste em frente à minha casa está queimada há um tempão…)

Fonte: Arcoweb | Fotos: Ijzendoorn, Wilschut e Teunissen

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Erico permalink
    12/09/2012 20:49

    Fantástico o projeto! Inclusive tenho um amigo que trabalha numa empresa francesa em Montreal que tem em seu portfólio grandes projetos urbanísticos em iluminação mas não tão impactante como esse!

  2. 13/09/2012 09:18

    Projeto maravilhoso mesmo, Clarisse! Uma pena não termos acesso a este tipo de maravilha por aqui.. até a vida fica mais bonita com instalações assim ao nosso redor.

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: