Skip to content

Bob Mapplethorpe

11/12/2013


giant_e4d-patti-smith-robert-mapplethorpe-02

 

Robert Mapplethorpe ficou conhecido por retratar a cena gay sadomasoquista dos anos 80, além de ter uma vida pessoal bem apimentada, com muita atividade sexual  e envolvimento com personalidades como Andy Wahrol e Patti Smith. O grande barato é que sua carreira brilhou para além da cena underground, alternativa. O fotógrafo ficou conhecido em todo o mundo, e se consolidou como um dos mais importantes do século XX.

 

 

giant_e4d-Robert_Mapplethorpe-10

giant_e4d-Robert_Mapplethorpe-11

 

Ele mostrou seu trabalho pela primeira vez na Light Gallery, New York. Era o início dos anos 70, e aquelas fotos eram todas feitas usando uma câmera Polaroid. Em 76, ele mudou para uma câmera Hasselblad e, começou a trabalhar em estúdio, passando a produzir nus, retratos e auto-retratos. Um trabalho notável por vários motivos, destacando-se entre eles a grande precisão formal.

Numa retrospectiva de seu trabalho no Museu Whitney de Arte Americana, em 88, as fotos explícitas da cena gay e SM provocaram um debate público feroz nos EUA. Falou-se tudo e mais um pouco sobre censura e financiamento público das artes. Mas nada disso evitou que seus trabalhos fossem vendidos. Muito pelo contrário: grandes personalidades de Hollywood e do cenário das artes ficaram interessadas por suas fotos, o que impulsionou sua fama às alturas.

giant_e4d-Robert_Mapplethorpe-12

giant_e4d-Robert_Mapplethorpe

giant_e4d-Robert-Mapplethorpe-08

 

Em 89 Robert Mapplethorpe morreu, deixando uma grande coleção de fotografias – um trabalho ousado, inovador e impecável em termos técnicos e estéticos.

Anúncios
No comments yet

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: