Skip to content

O design de Jean Prouvé

04/02/2014

Jean-Prouvè-Set-Jean Prouvé, nascido de uma família de artistas em Nancy, França, trabalhou como ferreiro antes de frequentar a escola de engenharia. Seu conhecimento sobre o metal foi fundamental para todo o desenvolvimento de seu trabalho. O fato de que ele partia do princípio que não há diferença substancial entre a construção de um móvel e um edifício também tornou-se a base de toda sua obra. Jean Prouvé se considerava mais engenheiro do que designer. Ele se concentrava na essência do material utilizado, em suas conexões e na forma de produção.

desk-lindo

Jean-Prouve-Standard-Chair-Vitra mesa-linda

desk-1952

compass desk

Abriu sua oficina em 1924, onde, além de produzir móveis de autoria própria, em chapa de aço, também trabalhava em conjunto com alguns dos designers franceses mais conhecidos da época, como Le Corbusier e Charlotte Perriand. Apesar de ter sido muito influente entre designers e arquitetos, e seu design vintage bastante procurado por conhecedores e museus especializados em design moderno, o trabalho de Jean Prouvé permaneceu relativamente desconhecido para o público em geral.

prouvebike

EM Table HPL Standard SP web

Jean-Prouvè-Estante-

Recentemente, e felizmente, tem havido um ressurgimento do design de Prouvé no mercado. A marca Vitra, da Alemanha (representada em Fortaleza com exclusividade pela Loja Ouvidor), tem reeditado algumas de suas peças mais emblemáticas.

Anúncios
No comments yet

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: