Skip to content

O balanço das cadeiras

09/03/2014

capa cadeiras

Há muito tempo o design brasileiro de mobiliário conquistou fãs no mundo inteiro pela qualidade e inovação das peças. Apesar de sua importância, a história do móvel brasileiro moderno estava com pouca bibliografia disponível. Da mesma forma, estavam escassas no mercado pulicações e referenciais sobre a produção contemporânea, em suas tantas vertentes.

Estavam.

Primeiro da série que objetiva traçar uma linha evolutiva do mobiliário nacional, o livro “Design Brasileiro de Móveis – Cadeiras, Poltronas, Bancos”, da editora Olhares, reúne 190 peças dos principais nomes do design de móveis do Brasil.

LIVRO-CADEIRAS-RECORTADAS

Por que começar com as cadeiras? Talvez pelo fato de esta peça sempre ter sido considerada “a queridinha dos olhos” dos designers de móveis. Por ser geralmente uma peça icônica, representativa de novos usos de materiais e formas… Faz sentido.

Com curadoria do designer Zanini de Zanine e do galerista Marcelo Vasconcellos (da carioca MeMo), o livro traz uma seleção de cadeiras, poltronas e bancos de 60 designers brasileiros, dispostas em ordem cronológica. Uma peça por página, sem texto, só imagem. Uma compilação representativa das mais variadas vertentes do design nacional, entre 1928 e 2013.

Uma peça de colecionador.

LIVRO-CADEIRAS-RECORTADAS.2png

No livro estão retratados clássicos como “Três Pés”, de Joaquim Terneiro e “Mole”, de Sérgio Rodrigues, ao lado de peças contemporâneas, como a “Cadeira Vermelha”, dos irmão Campana (que também figura na capa, em sua versão “Roxa”) ou a “Cadeira Moeda”, do próprio Zanini de Zanine.

CADEIRA TRES PES POLTRONA MOLE cadeira-vermelha CADEIRA MOEDA

As peças foram escolhidas pela consistência do trabalho de seus criadores e por serem representações autênticas de um design nacional.

LIVRO-CADEIRAS-RECORTADAS.3png

Entre os nomes presentes no livro, figuram ainda: Carlos Motta, Rodrigo Almeida, José Zanine Caldas, Isay Weinfeld, Jorge Zalszupin, Cláudia Moreira Salles e Carol Gay, entre 60 dos mais produtivos designers do país.

Anúncios
No comments yet

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: